ORCHIDACEAE

Neogardneria murrayana (Gardner ex Hook.) Schltr.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Neogardneria murrayana (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, encontrada nos Estados da Região Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro) (Barros et al., 2012), entre 1200 e 1600 m de altitude (Miller et al., 2006).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,iii,iv)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Neogardneria murrayana</i> é uma espécie ocorrente em Mata Atlântica com registros somente para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em altitudes que variam entre 1.200 m e 1.600 m, com uma EOO de 548,37 km² e AOO de 8 km². Na Serra dos Órgãos (RJ), tem como ameaças o desmatamento, queimadas e pressão urbana. Na Serra da Bocaina, as principais ameaças incidentes são os desmatamentos descontrolados, queimadas e erosão do solo acarretada pela retirada da cobertura vegetal. Dessa forma, a população de <i>N. murrayana</i> encontra-se sujeita a duas situações de ameaça distintas. Além disso, está presente no anexo II da CITES, indicando pressão de coleta. Devido à reduzida EOO, à restrição de hábitat e por ter duas situações de ameaça,<i> N. murrayana </i>está "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrição em Miller et al. (2006)

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Ocorrência ocasional na Serra nos Órgãos (Miller et al., 2006).

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Detalhes: Orquídea epífita (RB 258110) encontrada na Mata Atlântica (Barros et al., 2012). Floresce entre dezembro e março e é possivelmente polinizada por abelhas (Miller et al., 2006).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.2 Human settlement
A Serra dos Órgãos foi desmatada para o plantio de café a a construção de rodovias e ferrovias. Muitas árvores madeireiras (como cedros e canelas) e palmito foram retirados para o consumo e comércio durante séculos e ainda o são nos dias atuais. Atualmente o fogo também configura uma ameaça, principalmente nos meses secos de junho a setembro, uma vez que pastos são queimados para eliminar ervas daninhas. Entretanto, a maior ameaça nos dias atuais é o crescimento urbano e a construção de casas e condomínios (Miller et al., 2006).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A Serra da Bocaina sofre diversas ameaças, entre as quais, estradas, desmatamento, queimadas, erosão e assoreamento de rios (Batista et al., 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
Consta no apêndice II da CITES: http://www.cites.org/eng/app/appendices.php; acesso em 18/05/2012
Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
"Presumivelmente Extinta" (EX), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Possui potencial ornamental (http://www.orchidstudium.com/Estrangeiras/Neogardneria%20murrayana.html; acesso em 18/05/2012).